ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}



novo
  • BUSCA
    ou data
  • BUSCA
    na categoria
  • BUSCA
  • BUSCA
    do tipo

NOTÍCIAS













LAJEADO GRANDE

Produtores de vinho de Lajeado Grande conhecem vinícolas do meio oeste


Por Portal Click Xaxim.com.br
Em 08/09/2016 - 15h21
Grupo de vitivinicultores Lajeado Grande conhece Vinícola Panceri (Fotos: Epagri de Lageado Grande)


 Produtores de vinho de Lajeado Grande, oeste catarinense, conheceram um pouco mais sobre as oportunidades e desafios da vitivinicultura, durante recente missão técnica aos municípios de Tangará e Pinheiro Preto, no meio oeste. A iniciativa, que integrou as ações do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET), foi organizada pelo Sebrae/SC e Epagri do município. O roteiro incluiu visita a vinícolas, parreirais e o museu da vitivinicultura catarinense.

De acordo com Marisa Coltro Bós, da Epagri, em Tangará, os participantes conheceram a vinícola Panceri – reconhecida por conquistar prêmios internacionais de qualidade do vinho. Lá, observaram como funciona o processamento de vinhos e espumantes, degustaram alguns dos produtos e visitaram o parreiral da vinícola, que oportunizou trocar experiências sobre manejo das videiras com um dos proprietários do empreendimento. A vinícola abriga também o museu da vitivinicultura de Santa Catarina, que mantém amplo acervo de materiais antigos usados para manipulação da uva e fabricação do vinho.

Ainda em Tangará, a missão incluiu visita à vinícola Monte Vechio. Administrada por agricultores familiares, a empresa se destaca por ter a maior área de parreiras do Estado de Santa Catarina em propriedade familiar.

Em Pinheiro Preto, os produtores de vinho conheceram um empreendimento que se destaca pelo apelo turístico: a Vinícola da Serra. Além de produzir vinhos, sucos e espumantes, a família desenvolve diversos tipos de geleias, doces e licores, de forma artesanal.

“A viagem oportunizou que os 23 participantes da missão conhecessem as técnicas de produção de uvas e vinhos na região do meio oeste e possibilitou que percebessem outros aspectos como o aproveitamento da mão de obra familiar e a valorização do potencial turístico local para a geração de renda”, avalia Marisa

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Os produtores de vinho de Lajeado Grande recebem consultorias tecnológicas para fortalecer a vitivinicultura da região por meio do DET. “Os resultados desse trabalho nos mostram evolução significativa no processo de produção de vinho e revelam que eles estão preparados para comercializar esses produtos que, anteriormente, eram feitos para próprio consumo”, comenta a gestora do DET, Marieli Musskopf.  

O DET é promovido em parceria com as prefeituras da região. O foco é dinamizar a economia regional com atendimento aos empreendedores formais e informais, visando contribuir com aproveitamento das potencialidades dos municípios envolvidos e, com isso, obter o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade local.

Implementado em vários municípios da área de abrangência da coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC, o DET beneficia  empreendedores individuais, empresas de pequeno porte, microempresas, potenciais empreendedores, empresários e produtores rurais. Cada município define o foco de atuação.

“A implementação das ações do projeto, que nos municípios envolvidos na missão tem foco para o desenvolvimento do turismo, fortalecerá os pequenos negócios e, consequentemente, movimentará a economia local e elevará o grau de competitividade de todo o território”, enfatiza o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.



Fonte: MB Comunicação




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA MAIS




© - Ideia Good - Soluções para Internet