ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}



novo
  • BUSCA
    ou data
  • BUSCA
    na categoria
  • BUSCA
  • BUSCA
    do tipo

NOTÍCIAS













ELEIÇÕES 2016

Saiba todas as informações para votar com tranquilidade no domingo


Por Portal Click Xaxim.com.br
Em 28/09/2016 - 11h02
No total, serão quase 5 milhões de eleitores transitando entre as mais de 15 mil seções espalhadas pelo Estado. (Foto: Artur Moser)

O primeiro turno das eleições municipais será realizado no próximo domingo em 295 municípios de Santa Catarina. No total, serão quase 5 milhões de eleitores transitando entre as mais de 15 mil seções espalhadas pelo Estado. 

Em alguns colégios eleitorais as filas são grandes e os descolamentos até os locais podem demorar mais do que esperado devido o grande número pessoas nas ruas. Para não perder tempo ou voltar para a casa sem ter escolhido um representante para seu município, saiba os horários e quais documentos e objetos levar no dia da votação.

Horário
Os portões de todas as zonas eleitorais em todo o Estado abrem às 8h e fecham às 18h de domingo. Serão 10 horas de votação sem pausas para intervalos e os eleitores podem escolher qualquer horário para se descolar até as seções eleitorais. 

Documentos e locais de votação
Para votar, o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto que comprove sua identidade. Embora não seja necessário apresentar o título de eleitor, é importante que o eleitor saiba qual é a sua seção eleitoral. Essa informação pode ser obtida por meio de consulta aqui.

De acordo com a secretária da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Renata Fávere, mesmo os eleitores que realizaram o procedimento biométrico precisam apresentar documento oficial com foto que comprove a identidade. 

— Nas cidades em que teremos biometria, o eleitor tentará quatro vezes, se não conseguir habilitar a digital será necessário o mesário liberar e ele votará como nos anos anteriores — explicou Renata.

Já nas nove cidades onde o cadastro biométrico foi facultativo, será dado a opção aos eleitores votarem usando a digital ou não. 

Atenção: A Justiça Eleitoral modificou em caráter emergencial alguns locais de votação em 22 municípios de SC. Os eleitores destas cidades devem ficar atentos e conferir se o local onde votam foi transferido. Confira a lista dos locais de votação alterados.

Justificativa
O eleitor que estiver fora do município de sua inscrição eleitoral deverá comparecer ao local de votação mais próximo para apresentar à mesa receptora de justificativa o formulário "Requerimento de justificativa eleitoral". O documento oficial com foto deverá ser apresentado. 

Disque eleitor
A Justiça disponibiliza um telefone de atendimento gratuito para os eleitores. Dúvidas relacionadas aos locais de votação, documentação e justificativa de voto podem ser feitas através do telefone 0800-6473760, de segunda a sábado, das 9 às 18 horas, e domingo, das 7 às 19 horas. Outras informações também podem ser encontradas por meio do site do TRE. 

Pode ou não pode?
Com a intenção de garantir a tranquilidade durante o período, os eleitores estão proibidos de portar qualquer aparelho eletrônico no momento de votação. 

— [O celular] não poderá ser utilizado nem para consultar o número do candidato. O eleitor deverá levar anotado ou consultar a lista que estará disponível na seção eleitoral — garantiu a secretária. 

Os eleitores que possuem qualquer deficiência ou dificuldades de locomoção - e que informaram à Justiça Eleitoral a condição física - poderão votar acompanhados de um familiar. Para quem ainda não realizou o pedido e precisará de atendimento especializado neste domingo, o contato pode ser feito diretamente com o cartório da Zona Eleitoral.


Fonte: Diário Catarinense




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR







© - Ideia Good - Soluções para Internet