ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}



novo
  • BUSCA
    ou data
  • BUSCA
    na categoria
  • BUSCA
  • BUSCA
    do tipo

NOTÍCIAS













SAÚDE

Vacina contra febre amarela está disponível nas salas de vacinas de Xaxim


Por Portal Click Xaxim.com.br
Em 30/01/2018 - 08h08
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. (Foto: Ilustração)


Motivo de preocupação em todo o País, o surto de casos suspeitos de febre amarela em algumas regiões de Santa Catarina também preocupou os xaxinenses e elevou a procura pela dose da vacina no município. De acordo com a Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Xaxim, Elisete de Souza, a vacina que protege da doença consta no Calendário de Vacinação e é ofertada a todas as crianças acima de nove meses de idade e adultos. Aos idosos, ainda segundo a Enfermeira Elisete, é necessária a apresentação de receita médica no ato da imunização. 

Portar a Carteira de Vacinação e o Cartão SUS é imprescindível a todos que procurarem a Sala de Vacinas do ESF Central, que atende todos os dias, e a Sala de Vacinas da ESF Santa Terezinha, que atende às terças-feiras e quintas-feiras. Além desta orientação, a Enfermeira Elisete salienta que a vacinação contra febre amarela inicia pela manhã e segue, rotineiramente, até a metade da tarde quando o frasco com as doses termina. “O frasco com as dez doses tem breve duração após aberto. Desta maneira, o frasco é aberto pela manhã e as doses são aplicadas durante o dia. A partir das 15h não são mais abertos frascos para evitar o desperdício das doses restantes”.

Ainda, a recomendação do Ministério da Saúde, que é repassada pela Secretaria Municipal de Saúde, é de que o reforço da vacina contra febre amarela não é mais necessário. Conforme a Enfermeira Elisete, “àqueles que já foram imunizados, mesmo que a mais de dez anos, não precisam mais receber o reforço, pois estão protegidos contra a doença”. 

As salas de vacinas do município atendem das 7h40 às 11h20 e das 13h20 às 16h50.

A DOENÇA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados. As manifestações iniciais da doença são: febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Xaxim




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA MAIS




© - Ideia Good - Soluções para Internet