ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}



novo
  • BUSCA
    ou data
  • BUSCA
    na categoria
  • BUSCA
  • BUSCA
    do tipo

NOTÍCIAS













SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim promove encontro com imigrantes haitianos e senegaleses para elucidar dúvidas sobre o SUS
Para facilitar o entendimento, um dos participantes foi convidado para traduzir o conteúdo


Por Portal Click Xaxim.com.br
Em 11/04/2018 - 09h33

Para tornar o Sistema único de Saúde (SUS) ainda mais abrangente e acessível à comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim reuniu imigrantes haitianos e senegaleses no Centro Comunitário da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga na tarde desta terça-feira (10) para esclarecer dúvidas e apresentar os serviços oferecidos nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Xaxim.

No encontro, que contou a presença de aproximadamente 30 imigrantes, representantes de projetos de acolhida ao imigrante e do Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, as enfermeiras Marciele Zortéa Lopes da Silva e Cristiane Lanzzarin explanaram sobre o SUS; as ESFs; o Cartão SUS; e todos os tipos de atendimento à disposição dos munícipes. 

Para facilitar o entendimento, tendo em vista que a comunicação é a maior dificuldade entre profissionais da Saúde e imigrantes, um dos participantes foi convidado para traduzir o conteúdo da reunião aos demais. Assim, imediatamente após a explicação das profissionais de Saúde, o convidado traduzia o material aos imigrantes e aproveitava para expor questionamentos deles.

Conforme o Secretário Davi, “muitos imigrantes já estão familiarizados com o idioma e com o SUS, mas muitos ainda encontram dificuldade. Por isso, atendendo aos pedidos feitos pela comunidade, a Secretaria de Saúde promoveu esse encontro para aproximar ainda mais os imigrantes dos serviços disponíveis no SUS. Também, aproveitamos para orientar que eles procurem pelos atendimentos acompanhados por alguém que compreenda razoavelmente o idioma e possa tornar a consulta possível e eficaz”, destacou o Secretário. 



Fonte: ASCOM de Xaxim




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA MAIS




© - Ideia Good - Soluções para Internet