O verão está chegando e com ele, os dias de sol e calor intenso. Assim como nós, os pets também precisam de alguns cuidados especiais nestes dias mais quentes.
Os animais de estimação, como cães e gatos, não transpiram como os humanos, para a regulação da temperatura corporal. Para eles, esse processo se dá, principalmente, por meio da respiração, por isso, em dias quentes, quando ofegantes e com a boca aberta, eles tentam diminuir a sua temperatura corporal, na intenção de se refrescar.
Contudo, durante os dias muito quentes, apenas essa capacidade natural pode se tornar insuficiente e levar o animal a um processo de hipertermia (situação em que o corpo apresenta um aumento acentuado da temperatura) e este quadro é considerado de emergência. Para evitar esse tipo de situação, confira abaixo 10 dicas de cuidado com os pets em dias muitos quentes e que são fundamentais para o melhor conforto e saúde deles.
1 – Mantenha seu pet sempre hidratado
É importante manter seu pet hidratado durante todo o dia, sempre com água limpa, fresca e disponível. Para isso, pode-se aumentar o número de bebedouros pela casa e até dispor de modelos que tenham movimento de água para estimular a ingestão e consumo, principalmente de gatos.
Além disso, a fim de tornar a ingestão hídrica ainda mais atraente, é possível, nos dias de calor extremo, fornecer água gelada ou colocar alguns cubos pequenos de gelo na água do pet, como forma de melhor refrescá-lo. Porém, evite dar o cubo de gelo diretamente ao pet, pois, se for engolido de uma só vez, pode causar lesões de mucosa e até mesmo engasgos. Por este motivo, prefira sempre misturar o gelo à água, antes de fornecer aos pets.
Água de coco gelada também é uma boa opção, desde que a bebida seja sem conservantes. Em alguns casos, pode-se apostar em picolés, preparados com ingredientes e frutas que podem ser consumidos pelos animais, como picolé de sachês e de frutas como melão e melancia, por exemplo.
2 – Evite passeios e exercícios nos períodos mais quentes do dia
Recomenda-se que, nos dias quentes os passeios e a prática de exercícios sejam realizados nos períodos mais frescos do dia, preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde, evitando os horários entre as 10h e 17h. Além disso, dê preferência para locais que possuam sombra, árvores e piso de grama – que não esquenta tão rapidamente quanto os pisos de concreto e asfalto. É sempre importante lembrar que as patas dos pets são altamente sensíveis e podem esquentar rapidamente, o que pode levar a formação de machucados e lesões.
3 – Dê banhos regulares e mantenha seu pet tosado
Banhos são sempre refrescantes e uma ótima saída para proporcionar mais conforto nos dias quentes, por isso, adote uma rotina de banhos regulares para o seu pet. Além disso, mantenha-o tosado, mas tendo sempre o cuidado para controlar o comprimento dos pelos, evitando exageros, pois o pet pode ter queimaduras solares em algumas regiões se não tiver a proteção adequada através de sua pelagem.
4 – Utilize meios alternativos para refrescar o seu pet
Piscinas infantis ou próprias para cachorro ou até mesmo bacias de tamanhos suficientes para serem confortáveis podem ser boas soluções para brincadeiras com água nos dias de calor. Além disso, os tapetes gelados ou toalhas úmidas também são uma alternativa boa e prática para amenizar o calor dos pets.
5 – Tenha cuidado ao deixar o pet sozinho em casa
Nos dias quentes, é preciso redobrar os cuidados ao deixar os pets sozinhos em casa. Ao sair para trabalhar ou outros compromissos, é importante deixar sempre água e comida disponíveis aos pets, acondicionadas à sombra. Deixar um ventilador ou ar condicionado ligado ou até mesmo uma fresta da janela aberta são medidas importantes para manter uma boa ventilação e troca de calor do ambiente.
6 – Nunca deixe seus pets sozinhos no carro
Nunca deixe os pets sozinhos dentro do carro, nem pelo menor tempo que for, pois a temperatura de dentro do carro pode subir rapidamente, mesmo que esteja com os vidros abertos. Além disso, deixar o ar condicionado ligado também não é aconselhável, pois o mesmo pode se desligar sozinho, e levar o pet à óbito, pelo excesso de calor e choque térmico ou até mesmo pela inalação de gases tóxicos provenientes do ar condicionado.
7 – Utilize filtro solar nos pets
É importante utilizar filtro solar específico para os pets, principalmente nos animais de pelo curto, pelagem branca e mucosas claras. Sempre aplicar o produto antes de sair ao sol, principalmente nas regiões mais desprovidas de pelos, como áreas próximas aos olhos, orelhas e focinho, e também no abdômen, pois ele auxilia a diminuir os riscos de dermatite e queimaduras, além de prevenir câncer de pele.
8 – Não deixe a ração exposta ao sol
Em dias de calor, além dos cuidados com a água que o pet vai ingerir, os cuidados com a alimentação também são fundamentais. Por isso, deve-se fornecer uma ração com bons nutrientes. É indicado oferecer o alimento somente no momento em que o pet for consumi-lo. Se possível, recolher após a alimentação, evitando deixar o alimento exposto ao tempo, pois o sol e o calor podem levar ao processo de oxidação, e com isso, ocasionar danos à saúde gastrointestinal do animal de estimação.
9 – Cuidados extras com cães idosos, com sobrepeso e problemas de saúde
Animais de focinho curto, idosos, com sobrepeso, com problemas cardíacos ou respiratórios devem ter atenção especial nos dias quentes, pois geralmente são mais suscetíveis a hipertermia. Por isso, com esses grupos específicos, limite os exercícios, faça mais pausas entre os passeios e exercícios, ofereça mais água, fuja do sol e do calor e, principalmente, fique atento aos sinais de cansaço e desconforto e, caso note mudanças no comportamento ou na alimentação, comunique o médico veterinário de sua confiança.
10 – Atenção a pulgas e carrapatos
Em épocas quentes e úmidas, a incidência de pulgas e carrapatos torna-se mais comum e, com isso, aumentam as doenças por eles transmitidas. Por isso, mantenha em dia o plano de prevenção de ectoparasitas do seu pet. Além disso, a prevenção de endoparasitas também é de extrema importância, por isso a utilização de vermífugos é indispensável, para auxiliar na manutenção da saúde dos animais de estimação.
Seguindo essas dicas, podemos garantir a saúde, a tranquilidade e o bem-estar dos nossos amigos peludos na estação mais quente do ano.
Além dos cuidados com o bem-estar dos animais de estimação confira uma outra tendência de mercado que vem ganhando cada vez mais espaço: a fabricação de rações naturais para cães e gatos.
btaaditivos