80% do lixo recolhido em Xaxim é reciclado

Por Renan Cesar

A empresa CRI recolhe diariamente em Xaxim cerca de 20 toneladas de lixo. Para manter as ruas limpas, a empresa criou um roteiro com horários especiais, incluindo os feriados. A coleta é realizada em toda a cidade e depositada no aterro sanitário da empresa que está localizado na linha Pedro Guerreiro. A seleção, além de ser fundamental para o meio ambiente, contribui na geração de empregos.

“A CRI assumiu recentemente o setor de separação do lixo que antes era terceirizado. Com essa atitude, partimos do aproveitamento de 30% para 80% do lixo, isso significa diminuição do crescimento do aterro e melhor rendimento dos materiais”, explicou Nelci Nascimento, diretor da empresa na cidade de Xaxim.

Material reciclável pronto para ser recolhido.

São 18 profissionais que atuam na seleção, das 07h30 às 11h30 e das 12h40 às 17h18, separando o lixo para ter o máximo de aproveitamento. O resíduo sólido que não pode ser reciclado, reutilizado ou aproveitado de outra forma, vai para o aterro, um ambiente amplamente fiscalizado pelos setores de vigilância sanitária.

Sustentabilidade

Além do trabalho realizado na separação do lixo, após determinação do Ministério Público, a CRI iniciou um sistema de compostagem com o lixo orgânico e com os galhos recolhidos pela cidade.

A compostagem realizada no aterro de Xaxim, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

NOS CONTE O QUE VOCÊ ACHOU
11Gostei5Amei0Haha0Hum0Triste1Raiva

0 Comments

Deixe um comentário