Foi anunciado, nesta segunda-feira (15), que cientistas italianos encontraram evidências de uma caverna na Lua. O local, que se acredita ter sido formado há milhões ou bilhões de anos devido ao colapso de lava, possui uma abertura na superfície. Isso sugere que a caverna poderia ser usada como base para a construção de um abrigo para humanos. De acordo com Leonardo Carrer e Lorenzo Bruzzone, da Universidade de Trento, a caverna está localizada no Mar da Tranquilidade, a 400 quilômetros do local de pouso da Apollo 11 em 1969. Eles comparam a descoberta lunar com as cavernas vulcânicas de Lanzarote, na Espanha, como o exemplo mais próximo na Terra.
“As cavernas lunares permanecem um mistério há mais de 50 anos. Por isso, foi emocionante poder finalmente provar a existência [de uma]”, comemoraram. Atualmente, os cientistas estão interessados em analisar as rochas dentro dessa caverna, pois elas podem fornecer pistas sobre a formação da Lua e sua história vulcânica. O local também pode conter água congelada, um recurso que, segundo Carrer e Bruzzone, pode ser essencial para futuras missões lunares, proporcionando água potável e combustível.
“Esses poços lunares são interessantes em termos de ciência e para potencial habitação futura. Esta descoberta sugere que o MTP [poço Mare Tranquillitatis] é um local promissor para uma base lunar, pois oferece abrigo do ambiente de superfície hostil e poderia apoiar a exploração humana de longo prazo da Lua”, afirmaram os cientistas.
Fonte: SCC10.