Chapecó está entre as 20 cidades do Brasil que mais geraram empregos no comércio, em 2024, segundo levantamento da Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura. Os dados foram utilizados do Caged, disponíveis referentes até o mês de maio. Nos cinco primeiros meses, o comércio de Chapecó teve um saldo positivo de 515 vagas. São Paulo-SP, que tem 11,4 milhões de habitantes, lidera o ranking nacional com 3.457 vagas.
Chapecó é a sexta melhor do Sul do país e a segunda de Santa Catarina, atrás apenas de Itajaí, que gerou 658 vagas.
“Esse resultado é fruto da confiança do empresariado na economia local, na governança e força das associações e na Administração Municipal, que tem sido uma indutora de desenvolvimento, com investimentos pesados em infraestrutura, além de medidas de desburocratização” comenta Márcio da Paixão Rodrigues, diretor da pasta. Márcio da Paixão também destaca o papel da indústria como motor do desenvolvimento de Chapecó, gerando renda que também impacta no comércio.
Atualmente o município conta com 11.685 empresas no setor do comércio, que geram 24.308 empregos. Somando todos os setores a maior cidade do Oeste conta com 103.402 empregos formais. Somente de janeiro a maio de 2024 foram gerados 4.547 novas vagas de trabalho. Neste índice Chapecó está em 31o no Brasil. As expectativas da prefeitura são de que para o próximo semestre o município alcance uma posição mais elevada no ranking.
Fonte: SCC10.