A Coreia do Norte vai reabrir uma das suas cidades para turistas estrangeiros em dezembro, após quase cinco anos do fechamento de suas fronteiras devido à pandemia de covid-19, informaram operadoras de turismo.
Pelo menos duas operadoras com sede na China anunciaram que os turistas em breve vão poder visitar a cidade de Samjiyon, localizada em uma região montanhosa, no norte do país.
A reclusa Coreia do Norte se isolou no início da pandemia, em 2020, e começou a reduzir as restrições somente em meados do ano passado.
O fechamento das fronteiras também interrompeu as importações de bens essenciais, levando à escassez de alimentos que foi agravada por sanções internacionais em decorrência do programa nuclear do país.
“Até agora, apenas Samjiyon foi oficialmente confirmada, mas achamos que Pyongyang e outros lugares também vão reabrir!!!”, a KTG Tours, de Shenyang, escreveu em sua página do Facebook na quarta-feira (14/8).
Já a Koryo Tour, de Pequim, disse que os turistas poderiam “potencialmente” visitar outras partes da Coreia do Norte em dezembro.
“Após ter esperado mais de quatro anos para fazer este anúncio, a Koryo Tours está muito animada com a reabertura do turismo norte-coreano”, afirmou a operadora, também na quarta-feira, em seu site.
A Koryo Tours disse à BBC que as autoridades norte-coreanas estavam permitindo que turistas de qualquer país participassem das viagens, exceto da Coreia do Sul. No entanto, os EUA proíbem seus cidadãos de viajar para a Coreia do Norte.
Chad O’Carroll, CEO da consultoria Korea Risk Group, com sede nos EUA, levantou dúvidas em relação ao anúncio de reabertura.
“Vou acreditar quando vir isso”, disse ele à BBC.
“Por enquanto, estou bastante cético de que vamos ver qualquer movimento real em dezembro.”