A cherovia introduzir bactérias saudáveis ao microbioma intestinal, além de proporcionar a serotonina
A cherovia, também chamada de pastinaca, é uma raiz vegetal da mesma família da cenoura, mas pouco conhecida na culinária brasileira, podendo ser confundida com outros tubérculos. Ela é muito consumida em diversas partes do mundo, como na Europa, e pode gerar benefícios para a saúde intestinal e mental.
Conforme nutricionistas da BBC Good Food, o vegetal é uma fonte de fibras solúveis e insolúveis, podendo introduzir bactérias saudáveis ao microbioma intestinal.
A cherovia também é rica em antioxidantes, anti-inflamatórios e pode ajudar a regular a pressão arterial. Outro componente valioso é a vitamina C, importante para o sistema imunológico combater infecções.
Além disso, o super vegetal ainda pode aumentar os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade. Isso porque ele contém falcarinol, substância associada ao combate da ansiedade e sintomas da depressão.
Componentes da cherovia:
Uma porção de 80 g de cherovia cozida fornece:
- 53 kcal;
- 1,3 g de proteína;
- 1 g de gordura;
- 10,3 g de carboidratos;
- 5 g de fibra;
- 280 mg de potássio;
- 33 mg de folato;
- 8 mg de vitamina C.
Como comer cherovia?
1. Assada
Lave, descasque e corte a cherovia em fatias ou bastões. Tempere com azeite, sal, pimenta e ervas (como alecrim ou tomilho). Asse no forno até que fiquem douradas e macias. É uma ótima alternativa às batatas assadas.
2. Sopas e purês
Adicione a cherovia a sopas e caldos para um sabor levemente adocicado. Para purês, cozinhe a raiz em água ou caldo até amolecer, depois amasse com manteiga, creme ou azeite.
3. Refogada ou salteada
Corte em rodelas ou palitos e refogue com alho, cebola e azeite. Pode ser combinada com outros vegetais.
4. Frita ou chips
Fatie bem fina, tempere com sal e pimenta e frite ou asse até que fique crocante. Funciona como um snack saudável.
5. Em saladas
Pode ser consumida crua, ralada, como complemento de saladas, ou levemente cozida no vapor para um toque crocante
Ndmais