Na última segunda-feira, dia 28 de fevereiro de 2022, a comarca de Cunha Porã completou mais um ano sem registro de homicídio ou feminicídio ocorrido na cidade. O último crime contra a vida registrado no município foi um gravíssimo triplo homicídio ocorrido em fevereiro de 2017 em decorrência do qual o autor do crime foi condenado há mais de 100 anos de prisão.
Após esse grave crime ocorrido há cinco anos, não foi mais registrado homicídio consumado no município de Cunha Porã, sendo que o sucesso desses números decorre principalmente da integração e eficiência dos órgãos de Segurança Pública que atuam desde a prevenção feita pela Polícia Militar, do rápido atendimento e socorro das vítimas feito pelos Bombeiros Militares até a repressão feita pela Polícia Civil que busca demonstrar as circunstâncias do fato e identificar o autor do crime.
Santa Catarina tem registrado redução nos índices de mortes violentas ano após ano e a taxa de resolução aumentado significativamente, proporcionando tranquilidade e segurança para que as pessoas invistam no Estado.
No ano de 2021, Santa Catarina se consolidou como sendo o Estado mais seguro do Sul do Brasil e um dos mais pacíficos do país com uma taxa de homicídio por 100 mil habitantes de 9,2 conforme dados disponibilizados pelo Colegiado Superior de Segurança Público e Perícia Oficial.
Além disso, o índice de resolubilidade dos homicídios em Santa Catarina é altíssimo até mesmo para países de primeiro mundo, chegando a atingir 100% em muitos municípios catarinenses, tendo a Policia Civil desempenhado papel fundamental para esse resultado, pois o trabalho de investigação realizado pelos policiais civis com grande capacidade investigativa de atuação, aliado ao uso de tecnologias e integração com outros órgão gera resultados extremamente positivos.
Fonte: Polícia Civil