Por volta das 22h30 do último sábado (03), uma guarnição da Polícia Militar de Chapecó foi empenhada via Central Regional de Emergência para atendimento com a informação que um jovem havia atirado em um outro homem e que o autor dos disparos ainda estava no local.
Ao chegar na localização, a PM visualizou o indivíduo de 18 anos, em pé, ao lado de uma pessoa aparentemente ferida por arma de fogo, deitada na via pública. Sendo que o jovem tinha em mãos um Revólver, Calibre .357, o qual tinha quatro munições intactas e uma deflagrada. Imediatamente a guarnição solicitou atendimento dos bombeiros para a vítima. Junto como o jovem, estava sua mãe. Em conversa, este afirmou a guarnição que havia outras armas e explosivos no apartamento, todas de propriedade de 51 anos.
No apartamento foi localizado um revólver, Calibre .38, com registro vencido, uma espingarda, Calibre .22, com luneta e silenciador, onde não foi apresentado registro, 66 munições de .22, 42 de .38.
Além disso também foram localizados explosivos, sendo avistado pela guarnição uma “banana” de dinamite junto com o cordel de detonação e aproximadamente seis espoletas, sendo que poderia haver mais explosivos. Devido ao risco de explosão, o artefato explosivo não foi manuseado pela guarnição, sendo acionado a equipe do COBRA, de Florianópolis, para que deslocasse ao município para realizar o manuseio dos artefatos.
Ainda foram localizados dois coletes balísticos, máquina de recarga de munições, diversos estojos, pólvora e projéteis utilizados para recarga, uma coronha de espingarda feita artesanalmente e um cano de espingarda, também artesanal.
Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao homem de 18 anos e conduzido para delegacia de Polícia Civil.