A Polícia Federal, em atuação conjunta com a Polícia Militar de Santa Catarina e a Receita Federal, prendeu quatro pessoas na manhã deste sábado (27), no porto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. Os suspeitos haviam escondido cerca de 329 quilos de cocaína em um container.
A droga foi colocada em meio a uma carga de plasma sanguíneo suíno que tinha como destino final a Rússia, com uma parada em Antuérpia, na Bélgica, onde se suspeita que os traficantes tentariam retirar a carga ilícita. Na ação criminosa, flagrada pelo sistema de segurança do porto, os suspeitos utilizaram um caminhão com fundo falso para transportar a droga até o local.
Durante a fiscalização foi utilizado o cão de faro da Receita Federal, que identificou a presença de cocaína no contêiner. O método utilizado pelos traficantes foi o rip-on/rip-off, no qual o contêiner é violado e a droga é introduzida sem conhecimento do exportador.
Foram presos em flagrante o motorista do caminhão que levou o contêiner ao porto e três ajudantes que estavam escondidos em um fundo falso do caminhão junto com a droga e realizaram a transferência da cocaína para o contêiner violado. A Polícia Militar de Santa Catarina prestou apoio na condução dos presos à sede da Polícia Federal em Itajaí. Os quatro foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico transnacional de drogas. O caminhão também foi retido pela Receita Federal.
Esta foi a terceira apreensão de cocaína feita pela Receita Federal no porto de Navegantes. No total, a Receita Federal já apreendeu 1.176 kg de cocaína em Santa Catarina neste ano, sendo 794 kg no terminal portuário de Navegantes.
Fonte: SCC10