O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, juntamente com coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), delegado Fernando Callfass, participaram de reunião sobre a “Segurança dos Produtores Rurais Catarinenses” realizada pela Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), presidida pelo deputado Altair Silva, nesta terça (27).
Também se fizeram presentes no encontro o deputado Edmilson Massocco e os demais deputados membros da comissão, além dos representantes das entidades do setor rural de Santa Catarina e do país.
O CAOAGRO mantém sua sede em Chapecó, onde concentra todos os boletins de ocorrência registrados no estado – de forma presencial ou online.
A criação do CAOAGRO surgiu da necessidade urgente de centralizar as informações de inteligência e de investigação contra os delitos no campo. Até o momento, o Centro recebeu 826 boletins de ocorrência de crimes contra o agronegócio. A maioria acontece na região Oeste e no Planalto Serrano Catarinense. Desse total, 36% das infrações são lideradas pelo furto de gado (abigeato).
Desde abril de 2023, cada delegacia regional da Polícia Civil conta com um policial que atuará como ponto focal do Centro em sua região.
O delegado-geral, Ulisses Gabriel, destacou a importância da criação do CAOAGRO, principalmente, pelo fato de Santa Catarina ser referência mundial no setor de pecuária e agrícola.
Para o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Altair Silva, as forças de segurança de Santa Catarina são referências para o Brasil. “Por isso a importância de avançarmos e darmos respostas efetivas para a sociedade catarinense”, avaliou.
O coordenador do CAOAGRO, delegado Callfass, informou que “todas essas ações servem para dar segurança ao homem do campo”, destacando que a Polícia Civil possui delegacias em todos os municípios e por meio dos Pontos Focais o Centro de Apoio realiza um trabalho de inteligência ainda mais eficiente
Fonte:ChapecoONLINE