Nesta segunda-feira (10), um homem foi resgatado após cair do Mirante do Morro da Cruz, em Florianópolis, e ficar quase sete horas na mata. A vítima, identificada como Victor, caiu de uma altura de aproximadamente 15 metros por volta das 8h30.
O resgate
O resgate foi acionado às 13h, e após quase três horas de trabalho, bombeiros conseguiram içar com sucesso a vítima, que estava com hipotermia e suspeita de fratura no quadril.
“A todo momento a gente foi mantendo ele orientado e conversando com ele. Mas às vezes ele fechava o olho. Ele estava muito cansado. Estava exausto. E então a gente dividiu em equipes, uma equipe só mantendo ele seguro e cuidando da parte psicológica dele. A outra equipe limpando a clareira com motosserra e facão. E outra aqui fazendo sistema de ancoragem com a gente por cima.”
Veja os detalhes do resgate: pic.twitter.com/ikjBQn8PfF
— Portal SCC10 (@portal_scc10) July 10, 2023
De acordo com os Bombeiros, o rapaz teria histórico de problemas de saúde. A equipe ressaltou que a vítima reclamava bastante de frio devido ao longo tempo de espera na mata. Outro ponto que dificultou o trabalho da equipe era a mata fechada:
“Não tinha como puxar ele. Tinha a árvore, muito cipó. Tinha pedra ali também, a gente tinha que ir lá e levantando ele da pedra, a gente desceu pelo mato mesmo, abriu um caminho com a mão, com facão até chegar nele.”
Quem pediu socorro?
Segundo informações preliminares, a vítima, de 38 anos, teria caído enquanto tirava fotos no local. Uma moradora, chamada Daniela Satake, que visitava o mirante com amigos ouviu os pedidos do socorro do homem e acionou o Corpo de Bombeiros.
“A gente veio com o nosso amigo que está passeando aqui, viemos para conhecer o mirante. A gente chegou e começou a ouvir ‘Socorro, socorro!’. Até achamos que era alguém brincando, mas na hora que ele falou me ajuda a gente percebeu que era sério”, Daniela Satake.
Ela chegou a conversar com o rapaz enquanto pedia socorro e explicou que ele reclamava de dores no corpo e do frio, “Ele dizia que queria muito sair dali”. A moradora ainda ressalta que se não fosse a visita dela e dos amigos, provavelmente ninguém mais estaria ali no local.
A queda e os ferimentos
Segundo as informações oficiais, a queda foi entre 15 e 20 metros de altura, mas após chega no chão, a vítima teria caído mais 50 metros para baixo. Ao todo, foram quatro bombeiros no solo e 10 para puxar o corpo.
A vítima foi encaminhada para o SAMU ainda consciente e com uma fratura no quadril:
“Avaliando ele, a gente viu que ele tive uma possível lesão de de quadril, mas estava estável a equipe conseguiu fazer com mais calma todo o sistema de ancoragem pra trazer ele da melhor maneira possível”.
A equipe ainda informou que tentaram aquecer o corpo do rapaz e mantê-lo consciente durante todo o resgate. A vítima estava desorientada devido ao estresse, mas informou que na tentativa de fazer uma foto teria se desequilibrado e caído.
Fonte: SCC10