Na sessão ordinária da quarta-feira (9) a Câmara Municipal aprovou moção de protesto em face das declarações do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em relação aos clubes de tiro no país. O documento foi proposto pelo vereador Julio Grasel e teve a assinatura dos demais vereadores.
Conforme a moção, são de extrema gravidade as declarações do Presidente sobre os clubes de tiro. Os brasileiros praticantes de tiro esportivo, lojistas, proprietários de clubes e empreendimentos de tiro são vítimas de infundado preconceito e falta de informação correta.
Ressalta também que inúmeros membros das forças policiais e de segurança formais no Brasil utilizam destes mesmos clubes de tiro para realizar seus treinamentos, objetivando manter-se aptos para o exercício de suas atribuições funcionais. Ademais, o setor de armas tem grande relevância, empregando aproximadamente 2,9 milhões de pessoas e representando por 4,7% do PIB, conforme apurado no ano de 2022.
Dessa forma, a ameaça de fechar quase todos os clubes de tiro demonstra preconceito e desconhecimento com o setor e fere o princípio da livre iniciativa previsto no artigo 170 da constituição, pilar da economia nacional, do qual se extrai a liberdade de indivíduos e empresas para iniciar e conduzir.
“Agradeço a todos os vereadores pela assinatura e apoio nessa moção. Sei que é um assunto polêmico, divide opiniões. Tem gente que não gosta de arma, tem gente que é armamentista. Eu acho que temos um país livre. Se você não quer ter arma, não tenha, mas não tente tirar o meu direito de ter. Sei que é bastante polêmico, mas cada um tem o seu direito”, afirmou o vereador Julio Grasel.
Fonte: Assessoria Câmara de Vereadores de Xaxim