Na manhã desta segunda-feira (18), na BR-285 em Passo Fundo, norte do Rio Grande do Sul, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu o condutor de um caminhão VW 24.280 pelo crime de embriaguez ao volante. Ele se envolveu em um acidente e deixou o local antes da chegada da PRF, mas foi localizado e preso.
A PRF foi alertada de que o motorista de um caminhão tinha saído da pista e apresentava visíveis sinais de embriaguez. Enquanto a viatura da PRF se deslocava para verificar a ocorrência, o motorista fugiu do local. Ninguém ficou ferido no acidente.
Os policiais realizaram diligências e, pouco tempo depois, encontraram o motorista em um posto de combustível. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, no entanto, foi elaborado um termo de constatação de embriaguez, que atestava que ele estava sob a influência de álcool, uma vez que apresentava sintomas característicos, como dificuldade de equilíbrio, fala alterada e hálito alcoólico.
O motorista, de 41 anos e residente em Santa Maria, foi preso em flagrante e encaminhado à polícia judiciária local. Além de responder pelo crime de embriaguez ao volante, que prevê pena de detenção de seis meses a três anos, ele foi multado por dirigir sob a influência de álcool no valor de R$ 2.934,70, e ainda terá seu direito de dirigir suspenso por 12 meses.
Essa ação ocorreu no primeiro dia da Semana Nacional de Trânsito, cuja campanha deste ano tem o tema “No trânsito, escolha a vida!” com o objetivo de promover a mudança de comportamento por meio de ações que contribuam para a redução da violência no trânsito.
Fonte: Clic RDC