Ao menos 13 pessoas morreram e outras 38 ficaram feridas após uma explosão de um forno de fundição no parque industrial de Morowali, na Indonésia, neste domingo (24). Segundo o porta-voz do local, Dedy Kurniawan, as vítimas são compostas por oito indonésios e cinco chineses. Os feridos já foram enviados para hospitais.
Uma investigação inicial apontou que a explosão ocorreu durante a manutenção do forno, onde havia vestígios de líquido indutor de explosão. A reação fez com que tanques de oxigênio próximos explodissem, aumentando a proporção da explosão. O fogo foi extinto pelos bombeiros cerca de quatro horas depois.
Em comunicado, a empresa que administra o parque industrial disse estar “profundamente triste com o desastre, particularmente pelas famílias afetadas”. No texto, a companhia também afirmou que irá coordenar a investigação do incidente com as partes relacionadas, bem como cobrir todos os custos de tratamento das vítimas.
O parque industrial de Morowali é focado em níquel e pertence à marca chinesa Tsingshan, que tem parceria com o grupo local Bintang Delapan. O níquel pode ser descrito como um metal de coloração branco-prateada, muito utilizado para fabricação do aço inoxidável, na cunhagem de moedas, de baterias recarregáveis, entre outros.
Fonte: SCC10