O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) cumpriu na manhã da quarta-feira (17) mandados de busca e apreensão e de internação provisória contra um adolescente suspeito de administrar um grupo virtual que instigava outros jovens a realizar automutilação. A apreensão do menor ocorreu em uma cidade não informada no Oeste de Santa Catarina.
As investigações iniciaram no final do mês de outubro de 2023. O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) afirma que o grupo privado instigava os jovens a praticarem cortes profundos no corpo.
A investigação aponta que o objetivo era executar cortes de sinais que identificassem os administradores do grupo, entre outros tipos de automutilação.
A equipe da CyberGAECO conseguiu identificar os autores dos atos infracionais e executar o mandado de internação contra um deles.
O MPSC não informou quantos são investigados, a idade dos suspeitos e a quantidade de mandados expedidos pela Vara da Infância e Juventude de Comarca no Oeste de Santa Catarina.
O caso está sob sigilo no CyberGAECO, organização formada pelo MPSC, Corpo de Bombeiros e polícias Militar, Civil e Penal. O grupo tem como foco o enfrentamento de delitos realizados no meio virtual.
Busque ajuda
Caso você esteja esteja precisando de ajuda, busque o CVV (Centro de Valorização à Vida) pelo número 188. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por telefone. Por chat, o horário de segunda-feira a quinta-feira é das 9h à 1h; às sextas-feiras, das 15h às 23h; aos sábados, das 16h à 1h; e aos domingos, das 17h à 1h.
Fonte: ND+