Foto: SEF/SC, divulgação
Uma mobilização conjunta da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) com o apoio da Polícia Militar apurou indícios de irregularidades fiscais em estabelecimentos que exploram o comércio de sucatas, conhecidos como ferros-velhos, em Criciúma, no Sul do Estado.
Realizada na manhã desta quinta-feira, 29, a Operação Fio Desencapado foi articulada com o objetivo de averiguar a regularidade cadastral e fiscal das empresas que atuam neste segmento. A PM, por sua vez, contribuiu com a intenção de coibir a possível prática de receptação de fios elétricos furtados.
A ação teve a participação de 12 auditores fiscais e dois analistas da Fazenda, que fiscalizaram sete endereços com atividades de comercialização de ferro-velho e sucata.
A fiscalização identificou que três empresas funcionavam sem a inscrição estadual, uma exigência para estabelecimentos que negociam produtos físicos e precisam emitir nota fiscal. Também foram verificados produtos sem origem comprovada nos mesmos locais.
As mercadorias em estoque examinadas pelos fiscais da Fazenda estão avaliadas em cerca de R$ 1 milhão — uma análise mais detalhada deverá indicar quais itens estão em conformidade ou não com as notas fiscais de entrada e saída apresentadas.
A operação constatou, ainda, que outra empresa fiscalizada tinha dois cadastros referentes ao mesmo endereço. Documentos físicos e digitais foram apreendidos durante os trabalhos.
Foto: PMSC/Divulgação
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2509
ascom@sef.sc.gov.br
O post Operação Fio Desencapado: Fazenda estadual fiscaliza comércio de sucatas com o apoio da PMSC em Criciúma apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.