São 38 escolas em greve na Regional de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A mobilização iniciou nesta terça-feira (24) em todas as regiões do Estado e deve atingir nove municípios da região Oeste.
O objetivo da grave é reivindicar melhores salários, condições adequadas de trabalho e concurso público. Nesta terça-feira, às 14h, a mobilização terá um ato em frente à Coordenadora Regional de Educação – CRE/SC de Chapecó.
As informações foram repassadas pelo coordenador do Sindicato dos Trabalhadores/as em Educação do Estado de Santa Catarina – Regional Chapecó – professor Cleber Ceccon.
O coordenador detalhou que foram deliberadas as reivindicações no dia 4 de abril na Assembleia Estadual com mais de 5 mil professores. As principais pautas tratam do:
* piso na carreira com a tabela descompactada;
* hora atividade para todos os setores e segmentos nas escolas;
* concurso público já, pois em torno de 65% da categoria está em regime temporário/contratação temporária;
* e também a revogação dos 14% dos aposentados; valor afetado pela reforma da previdência.
A equipe de reportagem entrou em contato com o Estado de Santa Catarina. Mas até a publicação desta matéria, às 8h, não obtivemos resposta.
A reportagem também questionou sobre quantos alunos e quais as séries foram afetados pela paralisação, além de como, será a reposição das aulas. Em resposta, a Coordenadoria de Educação da Educação de Chapecó informou que irá repassar os dados ao fim desta terça-feira.
As cidades com escolas em greve:
* Chapecó
* Guatambu
* Caxambu do Sul
* Planalto Alegre
* Cordilheira Alta
* Coronel Freitas
* Nova Itaberaba
* Nova Erechim
* Águas Frias
Carca de 800 profissionais fazem parte das escolas da regional. Mas, nem todos os professores vão aderir à greve.
Fonte: ND+