A economia catarinense cresceu 2,6% em 2023, na comparação com o ano anterior, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
Já o PIB brasileiro cresceu 2,5% no mesmo período.
O Boletim Trimestral de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina, produzido pela Secretaria de Estado do Planejamento, aprofunda as razões do resultado positivo da economia catarinense.
Os dados mostram que a indústria de transformação, após dois anos consecutivos de retração, acelerou o crescimento, com 1,1% nos 12 meses encerrados em março, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O setor de serviços é o maior da economia e cresceu 4,2% nos últimos 12 meses até março.
As exportações catarinenses de 2023 registraram o segundo maior valor da série e ficaram 3,2% abaixo do recorde do ano anterior.
O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, analisa os dados e ressalta os bons resultados da economia catarinense:
SONORA
O post PIB catarinense cresce 2,6% em 12 meses aponta Boletim Trimestral de Indicadores Econômico-Fiscais de SC apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.