Suposto caso de racismo teria acontecido contra estudante de moda
Um suposto caso de racismo em Joinville, no Norte catarinense, veio à tona após a denúncia de um estudante contra uma professora da Univille (Universidade da Região de Joinville). Em comunicado feito nesta segunda-feira (23), a universidade afirmou que a professora foi afastada e que novas medidas de combate ao racismo serão implementadas.
O caso obteve repercussão na internet após a denúncia do Movimento Negro Maria Laura. Em relato público, o movimento descreveu o depoimento do estudante, que é negro e cursa moda na universidade.
De acordo com a denúncia, na ocasião, o estudante estava no CAD (Centro de Artes e Design) tirando algumas fotos. Ele e uma colega, então, tiveram a ideia de fazer uma foto na janela do local. “Nesse momento, em um tom de voz alto e inapropriado, a professora proferiu a frase: ‘Que susto, um ladrão ali na parte de fora’”, relatou o movimento.
Ainda de acordo com a publicação, a professora ainda teria repetido a palavra em tom “debochado”. O movimento relatou que o estudante foi até a sala da docente para confrontá-la, e que ela o ofereceu um “pedido superficial de desculpas.”
Professora afastada após denúncia
O estudante procurou a administração da universidade para denunciar formalmente o caso. Além disso, o rapaz também fez um boletim de ocorrência.
Segundo o delegado Rodrigo Bueno Gusso, o inquérito policial foi aberto na sexta-feira (20). “Nos próximos dias vamos começar a ouvir os envolvidos”, afirmou o delegado.
Já nesta segunda-feira (23), o reitor da Univille conversou com o estudante que afirma ter sofrido o ato de injúria racial. Conforme nota publicada pela universidade, o reitor fez um pedido institucional de desculpas ao jovem e ainda afirmou que a “Univille não compactua com nenhum ato de ofensa à dignidade humana e anunciou medidas.”
A professora foi afastada na manhã desta segunda para que a investigação do caso continue. A universidade ainda afirmou que a primeira etapa do procedimento administrativo regimental foi aberto menos de 24 horas após a denúncia formal.
Novas medidas contra racismo
A Univille anunciou a criação de novas medidas para o enfrentamento ao racismo dentro do campus de Joinville. Entre elas estão a efetivação de um programa de letramento racial para docentes e pessoal administrativo; a nomeação de um grupo de trabalho institucional para elaborar e implementar um Programa de Ações Afirmativas e para Equidade com a participação da comunidade interna e externa; e a revisão dos protocolos de resposta em casos de violência.
Ainda conforme a universidade, o estudante é acompanhado por psicólogo e assistente social da Central de Relacionamento com Estudantes da Univille, além do pró-reitor de Ensino, professor Dr. Eduardo da Silva, responsável pela área de Graduação.