Em uma semana, os casos de Coronavírus em Santa Catarina aumentaram 560%. Nos próximos dias, a previsão é que a doença continue em crescimento. As informações são do Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (04) pelo governo do Estado.
“Estima-se que o Estado registre 2.883 casos novos entre 2 e 11 de janeiro, média 288 casos por dia”, informou o documento público. As regiões mais afetadas devem ser a Grande Florianópolis e o Nordeste.
Foto: Reprodução/ND
Entre os motivos estão a chegada da variante Ômicron ao Estado, o aumento da população devido à temporada de verão e a normalização dos sistemas de notificação.
Por enquanto, o Estado não deve anunciar novas medidas diante da escalada da doença. Nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Saúde fez alertas aos municípios. Muitas cidades optaram por flexibilizar, realizando ou autorizando shows e eventos na virada do ano.
A consequência está aí. Não há clareza sobre o Carnaval, que é a próxima grande festa que está por vir.
Se não houver uma decisão mais rígida das autoridades, Santa Catarina pode caminhar mais uma vez para um cenário de caos.
Principais números
O balanço divulgado nesta terça-feira (4) traz os números entre 26 de dezembro e 1º de janeiro.
- Foram 1.669 novos casos a mais que na semana anterior, totalizando 4.693 positivados.
- Há 15 dias, já havia um aumento de 21% dos casos de uma semana para outra.
- As regiões do Alto Vale do Rio do Peixe e o Alto Uruguai Catarinense, que estavam zeradas, tiveram o maior aumento percentual.
- Em números, a região do Extremo Sul Catarinense tem a situação mais grave.
- Aumentou em 120% o número de mortes.
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Divulgação/ND