Educação integral: o olhar para o aluno como um todo

“Formação humana e cristã, e educação integral. Esses são os dois termos que resumem muito bem a proposta de ensino do Colégio La Salle”, explica o Irmão Alexandre de Souza, diretor do La Salle Xanxerê.

Dentre os diferenciais do colégio La Salle – escola que é há mais de 60 anos referência no ensino na região Oeste – está o olhar integral para o aluno. De acordo com o Irmão, além da qualidade pedagógica, que é quesito obrigatório para uma boa instituição de ensino, uma das diferenças do La Salle Xanxerê é esta proposta de formação.

“Para nós é muito importante que se olhe a pessoa como um todo. É bom que o aluno possa desenvolver as competências cognitivas com relação ao conteúdo, mas que também seja uma pessoa feliz, realizada, que saiba conviver com o próximo, que se preocupa com a realidade que está a sua volta”, destaca o diretor.

O Irmão Alexandre destaca que o setor de pastoral da escola é quem organiza a questão da formação humana e cristã como um todo. Conforme suas informações, sempre no início de cada aula acontece um momento de reflexão. Que nada mais é do que uma breve conversa – algo por volta de cinco ou dez minutos – em que o professor conduz uma conversa sobre algum tema relacionado à vida, educação em valores, projeto de vida e etc.

Além disso, o Irmão Lassalista destaca que há várias outras atividades pontuais, como campanhas da solidariedade, voltadas ao desenvolvimento do lado humano ao longo do ano. “Sempre observando com este olhar atento ao aluno e à sala de aula, com projetos que envolvam essa percepção de si, o relacionamento com o outro, e o meio ambiente que está em sua volta”, conclui.

NOS CONTE O QUE VOCÊ ACHOU
3Gostei0Amei0Haha2Hum0Triste0Raiva

0 Comments

Deixe um comentário