A Direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP), veio a público manifestar preocupação e solicitar o apoio da comunidade regional, em razão da superlotação da emergência do hospital. Nas últimas horas, a demanda por atendimentos e internações de pacientes, aumentou consideravelmente. Na manhã de sexta-feira (24), estão internados na Emergência 27 pacientes de Xanxerê e municípios vizinhos, sendo que há um paciente entubado. Em 24 horas foram atendidos 125 pacientes.
Conforme a direção do HRSP, a situação tem colocado a Emergência no limite da capacidade técnica (número de profissionais de enfermagem e médicos, além da quantidade de leitos). A circunstância – limite de leitos e profissionais – coloca em risco futuros atendimentos de emergência que possam surgir.
Devido ao fato de estarmos entrando no final de semana – onde estarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde, a instituição pede a compreensão da comunidade, para que a Emergência do HRSP seja acessada somente em casos de extrema urgência e emergência.
A direção do HRSP também enfatiza que a emergência atua com protocolo de acolhimento e classificação de risco. A classificação é uma ferramenta elaborada pelo Ministério da Saúde e utilizada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário – de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, ou agravos à saúde. Deste modo, o protocolo prioriza o atendimento de pacientes classificados nas cores vermelho e amarelo, enquanto os demais, classificados em verde e azul, podem aguardar ou procurar as Unidades de Saúde e Pronto Atendimentos em seus respectivos municípios.
Fonte: Assessoria HRSP