Uma tragédia deixou 12 pessoas mortas após uma confusão no Estádio Cuscatlán, em San Salvador, em El Salvador, país da América Central, durante a partida entre Alianza e FAS, pelas quartas de final do Torneio Clausura do Campeonato Salvadorenho da primeira divisão. Conforme informações da Proteção Civil de El Savador (equivalente a Defesa Civil), o fato aconteceu na noite do último sábado (20).
“Cerca de 100 pessoas em estado grave foram transferidas para diferentes centros de atendimento e, infelizmente, 12 pessoas são dadas como mortas, todas maiores de idade”, informou Luis Alonso Amaya, diretor do Sistema Nacional de Proteção Civil.
Conforme informou Luis Alonso, tudo começou no setor geral do estádio, onde estourou uma debandada humana devido ao excesso de venda de ingressos. Segundo o ministro de Governação e Desenvolvimento Territorial, Juan Carlos Bidegain, torcedores informaram as autoridades que houve a venda de ingressos falsos e a entrada com eles foi permitida.
“É condenável que os responsáveis por estes cenários, de venda de bilhetes, não tenham um controlo rigoroso”, disse o ministro.
"Es repudiable que las personas encargadas de estos escenarios, de la venta de boletos, no tengan el control estricto", Ministro @JC_Bidegain. pic.twitter.com/38Jiz1S0vh
— Protección Civil de El Salvador (@PROCIVILSV) May 21, 2023
⚠️Nuestro #EquipoTácticoOperativo junto con @BomberosSV brindan atención prehospitalaria a aficionados del @AlianzaFC_sv por asfixia debido a estampida humana.
📍@ecuscatlan, San Salvador. pic.twitter.com/uwftvP7Xkl
— Protección Civil de El Salvador (@PROCIVILSV) May 21, 2023
"Nuestras instituciones se activaron inmediatamente para atender a todas las víctimas. @PROCIVILSV, @BomberosSV, @Salud, @PNCSV, entre otras, llegaron pronto al lugar para evitar más tragedias", Ministro @JC_Bidegain. pic.twitter.com/xsObcrnkxm
— Protección Civil de El Salvador (@PROCIVILSV) May 21, 2023
#EnDesarrollo Se reportan personas fallecidas, además de múltiples personas lesionadas. pic.twitter.com/pT9WNA6gqd
— Protección Civil de El Salvador (@PROCIVILSV) May 21, 2023
Fonte: ClicRDC