Um novo grupo formado por aproximadamente 30 ovinocultores de corte iniciou no Projeto de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), na última semana em Lajeado Grande, oeste catarinense. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), e do Sindicato dos Produtores Rurais de Xaxim, em parceria com o Sebrae e Prefeitura de Lajeado Grande.
O evento de mobilização contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Xaxim Enor Cenci, do prefeito de Lajeado Grande Anderson Elias Bianchi, da supervisora regional do SENAR/SC Grasiane Viêra, do supervisor técnico da ATeG Leandro Simioni, do gestor estadual do agro do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani, entre outras lideranças.
Segundo Grasiane, as expectativas para as atividades são as melhores. “Diversos produtores de ovelha de corte da região já tiveram a oportunidade de inovar e obter expressivos resultados em produtividade e renda. Tudo indica que esse será mais um grupo de sucesso”.
Ao ingressar na ATeG, o produtor conta com acompanhamento de um técnico que, no aspecto gestão, auxilia o produtor a levantar os dados gerenciais da propriedade, analisar indicadores de desempenho e identificar gargalos e melhorias a serem implementadas para obter maior produtividade e lucro.
O programa também conta com oficinas, seminários e dias de campo. Já, no manejo, a ATeG trabalha questões como: nutrição, sanidade, boas práticas agropecuárias, adubação e manejo de pastagens, planejamento forrageiro, manejo reprodutivo, cuidados com cordeiros e creep feeding – sistema utilizado para aumentar o ganho de peso dos cordeiros.