Por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PC SC) com o apoio de policiais civis das Comarcas de Xanxerê, Xaxim, Abelardo Luz, Ponte Serrada, NOC de 16º DRP de Xanxerê e SaerFron de Chapecó, a Polícia Civil de Xanxerê deflagrou na manhã desta quarta-feira, (08), a Operação Policial denominada Descarrilho.
A operação cumpriu 14 mandados, tratando-se de dez prisões preventivas e quatro de busca e apreensão, todos no município de Xanxerê. Segundo o Delegado Vinicius Buratto Iunes, titular da DIC e coordenador dos trabalhos, todos os mandados foram solicitados pela Equipe da Divisão de Investigação Criminal (DIC), com parecer favorável do Ministério Público e decretados pelo Poder Judiciário da Comarca de Xanxerê.
“A operação visa o combate a uma organização criminosa que age dentro e fora dos presídios. Em Xanxerê, os criminosos haviam criado um grupo de WhatsApp para tratar de assuntos relacionadas à facção criminosa e ao cometimento de crimes no município. A descrição do citado grupo e por alguns dos investigados, era utilizado a imagem de um trem para identificá-los, por este motivo, a operação foi nomeada como “descarrilho” fazendo alusão ao trem fora dos trilhos”, diz o delegado.
Ainda segundo o Delegado, como resultado da operação, foi possível o cumprimento de oito mandados de prisão preventivas e quatro de busca e apreensão. Além disso, também foi apreendido drogas e telefones celulares.
Dos investigados, dois ainda estão foragidos. Os demais apreendidos estão à disposição da justiça.
A operação contou com 25 policiais civis, seis viaturas, o setor de canil e o helicóptero da Polícia Civil, comentou o Delegado.
Fonte: Lance Notícias