A diferença entre sal marinho e sal de cozinha está na origem da substância e no processo industrial que passa após ser coletado
Você sabe a diferença entre sal marinho e sal de cozinha? O tempero é item indispensável na cozinha de um bom cozinheiro, mas as variações podem gerar dúvidas na hora de preparar uma receita ou de fazer compras.
Qual a diferença entre sal marinho e sal de cozinha?
Sal de cozinha são cristais finos encontrados na maioria dos saleiros. Geralmente, é feito pela mineração dos depósitos subterrâneos. Por isso, é refinado e “limpo” de minerais e impurezas, depois fortificado com agentes antiaglomerantes (como dióxido de silício, carbonato de magnésio e aluminossilicato de sódio) e iodo.
Como tem uma textura fina, é uma boa escolha para assados e sobremesas, onde você precisa de uma pequena quantidade e quer que ele se disperse bem.
Já o sal marinho é feito pela evaporação da água do oceano ou de lagos de água salgada. Quando ele não passa pelo processo de refinamento, retém mais minerais residuais que podem dar cor ou sabor ao sal.
Também existe o sal marinho refinado, que é lavado para remover minerais e contaminantes, se tornando muito semelhante ao sal de cozinha.
Tipos de sal marinho mais comuns:
- Flor de sal: tradicionalmente originários da Bretanha, França, ele é colhido à mão e tem formato de flor.
- Sal rosa: também conhecido como sal do Himalaia, é um tipo de sal extraído de minas de sal próximas à cordilheira do Himalaia, principalmente no Paquistão. Sua cor permanece rosa porque não passa pelo processo de refinamento.
- Sel gris: é um sal marinho cristalino de cor cinza, rico em minerais, com sabor salino e salgado. Também é colhido à mão em poças de sal alinhadas com argila na região de Guérande, na França.
ndmais