João Marinho Neto, um agricultor aposentado de 112 anos que vive em Apuiarés, no Ceará, foi reconhecido oficialmente como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records. Ele nasceu em 5 de outubro de 1912, na cidade de Maranguape, no Ceará.
João assume o título após o falecimento do britânico John Tinniswood, que tinha a mesma idade, ocorrido na última segunda-feira (25). O cearense já era considerado o homem mais idoso do Brasil e da América Latina.
Ele começou sua trajetória no campo aos 4 anos, ajudando a família na agricultura. Durante sua vida adulta, dedicou-se ao cultivo de milho e feijão em uma fazenda herdada por sua primeira esposa, Josefa Albano dos Santos, enfrentando desafios como secas severas na região.
Homem mais velho do mundo conta o segredo para a longevidade
João Marinho Neto foi casado duas vezes e construiu uma grande família. Com Josefa, teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda. Mais tarde, com Antonia Rodrigues Moura, teve mais três: Vinícius, Jarbas e Conceição. Atualmente, seis dos sete filhos estão vivos, além de 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.
Questionado pelo Guinness sobre o segredo de sua longa vida, João afirmou: “Estar cercado de boas pessoas e manter seus entes queridos por perto.” Embora ele seja o homem mais velho do mundo, a pessoa mais idosa do planeta atualmente é uma mulher, a japonesa Tomiko Itooka, que tem 116 anos.
ND+