Na manhã desta segunda-feira (28), Santa Catarina registrou neve em pelo menos três cidades. De acordo com informações da Epagri/Ciram, as cidades de Urupema, Urubici e São Joaquim, na Serra catarinense, registraram o fenômeno.
Fotos: Mycchel Legnagh | São Joaquim Online
Serra
A temperatura negativa e uma garoa fina formaram os primeiros flocos de neve entre 4h e 6h da manhã, na Serra. Rajadas de ventos fizeram com que a sensação térmica chegasse bem abaixo dos -10°C. Urubici, Urupema e São Joaquim registraram neve, de acordo com a Epagri/Ciram.
A diferença de pressão entre uma forte massa de ar frio de origem polar que avançou no Sul do Brasil e um ciclone extratropical na altura do litoral do Uruguai e RS, resultou em fortes rajadas de vento em SC. Na serra catarinense, as altitudes passam de 1000 metros. A estação de Bom Jardim da Serra localizada no Planalto Sul, instalada a 1800 metros, o vento chegou a 130 km/h. Em Siderópolis, no Litoral Sul, as rajadas de vento chegaram a 95km/h. Esses valores não são tão incomuns assim, associados a esta condição atmosférica.
Oeste e Extremo-oeste
O amanhecer desta segunda-feira (19) começou com geada e mínima negativa em várias cidades do Oeste e Extremo- Oeste Catarinense. Em Maravilha, os termômetros chegaram a marcar -2,9ºC, segundo a Defesa Civil, já em São Miguel do Oeste a mínima foi -1,3ºC.
Em outros municípios do Oeste e Extremo-Oeste Catarinense, as temperaturas ficaram abaixo de 5°C. A Defesa Civil do Estado já havia alertado para a condição de frio extremo para esta semana. A combinação de baixas temperaturas e forte nevoeiro deixou as folhas e árvores congeladas, especialmente nos pontos mais altos do Estado.
Veja as fotos de São Miguel do Oeste abaixo:
Fotos: Ricardo Souza, arquivo pessoal
Fonte: SCC 10