Na noite desta segunda-feira (28), foi concluída mais uma etapa importante da obra do novo reservatório de Xanxerê. Após mais de 13 horas ininterruptas de trabalho, foi finalizada a concretagem da laje de fundação da estrutura. O reservatório integra o Projeto Chapecozinho, a maior obra em execução dentro do Planejamento Hídrico do Estado.
A operação foi iniciada antes do amanhecer e durou até a noite. Foram utilizados 491m3 de concreto, o que representa 50% da quantidade de concreto de todo o reservatório. Quando estiver concluída, a estrutura terá a capacidade de 6 milhões de litros de reservação.
Com investimento de aproximadamente R$ 290 milhões, o Projeto Chapecozinho prevê a instalação de 57 quilômetros de adutora, desde a Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) até seu ponto final, em Chapecó, a maior cidade do Oeste. Serão beneficiados aproximadamente 500 mil moradores da região.
A obra está sendo executado para resolver as dificuldades de captação de água nos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Cordilheira Alta, onde os mananciais próximos são vulneráveis a estiagens que costumeiramente castigam o Oeste catarinense.