A intensa chuva registrada em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, resultou no rompimento de uma calha e cancelou as aulas na tarde desta quinta-feira (4), na Escola Básica Municipal Alécio Alexandre Cella, no bairro Trevo. As informações foram confirmadas pela Defesa Civil Municipal.
Segundo informações do coordenador municipal da Defesa Civil, Luciano Huning, manutenções estão sendo efetuadas para solucionar a situação. “Até às 17h será decidido se poderá ter aulas amanhã”, destaca o coordenador.
Ele explica que o grande volume de chuvas e obstrução com folhas nas saídas da água foram as causas do rompimento da calha. “Sobre peso provocou a queda de toda essa estrutura. A orientação às famílias em casos como esse é que no momento em que a chuva pare, e de forma segura, seja feita a limpeza das calhas. Além disso, devem ser feitas desobstruções das bocas de lobo em frente a suas casas”, orienta.
De acordo com Hunning, choveu o equivalente a 55 mm em 24h no município. Imagens recebidas pela reportagem mostram a água sendo retirada com a ajuda de rodos e bacias. Alguns espaços de uso coletivo foram tomados pela chuva, entre eles a cozinha da escola.
Em contato com a prefeitura de Chapecó, mas não obteve retorno até às 16h20. O espaço segue aberto para manifestação da Administração Municipal.
Fonte: ND+