Conheça quais cores de sala de estar você deve evitar. Apesar de fazer sentido em outros contextos é melhor evitá-los nas paredes da sala de estar
Parte integrante de uma casa, a sala de estar tem muitos objetivos, desde relaxar em um fim de semana até receber amigos e hospedar festas de aniversários de criança, o local é um espaço onde as pessoas conseguem se reunir, descontrair e passar um tempo de qualidade.
Criar uma sala de estar relaxante e sofisticada precisa da cor de tinta certa. Um tom frio pode acabar com o fator aconchegante essencial, um muito chato pode fazer a sala de estar parecer impessoal e sem graça, já um muito ousado cria uma atmosfera que deixa de ser calmante.
“Evite cores que entrem em conflito com cômodos vizinhos, para que suas seleções criem uma história de cores coesa”, explicou Erica Chacon, diretora e fundadora da Erica Marie Interiors . “Considere como você quer se sentir no espaço. Recomendo escolher tons de terra que aumentem a sensação de relaxamento”, complementou.
Conheça as cores de tinta que você deve evitar usar na sala de estar
1 – Cinza
Tons de cinza eram “a última moda há 10 anos”, de acordo com Nadia Watts, diretora e fundadora da Nadia Watts Interior Design. Porém, o cinza é raramente a escolha certa para uma sala de estar. “Vamos encarar, o cinza é chato”, diz ela.
Segundo Nadia, o tom cinza não tem caráter e vibração, especialmente nas paredes, fazendo tudo parecer monótono, sem interesse visual e sem graça. Ela recomenda substituir os cinzas por tons neutros ou fortes que tenham tons ricos e quentes.
“Você absorve energia do seu cômodo, e a cor importa”, explicou a diretora. “Existem muitas cores além do cinza que funcionam como uma base neutra. Elas trarão energia, vibração e calor para sua sala de estar. Pense em bege cremoso, azuis e verdes quentes, marrons caramelizados ou tons ricos de joias”, exemplificou.
2 – Branco básico
Enquanto o tom certo de branco pode fazer sua casa parecer limpa, simplificada, relaxante e sofisticada, o tom errado fará com que pareça fria, estéril e vazia. Pule o branco frio em favor de um neutro com profundidade e personalidade.
“Se você quer aquele visual de ‘galeria’ e ama paredes totalmente brancas, então certifique-se de escolher um branco com tons quentes. Brancos com tons cinza ou azul farão seu espaço parecer austero. Em vez disso, procure um neutro com um pouco de creme ou bege que pareça quente e acolhedor”, disse Watts.
3 – Limão
Embora uma cadeira alegre em tons cítricos possa ser uma maneira divertida de trabalhar com um toque de limão ensolarado, um pouco do tom faz toda a diferença — então use-o com moderação em espaços de convivência.
“Quando um cômodo inteiro está encharcado de amarelo limão, ele pode parecer ultrapassado, antiquado e opressivo. Em vez disso, experimente um amarelo rico com tons verdes, como ocre ou mostarda, ou um amarelo cremoso e quente como prímula, mel ou ouro velho. Esses têm mais profundidade e tons para extrair”, comentou Watts.
4 – Laranja
Com o estilo e os acessórios certos, tons de laranja profundos podem criar um cenário elegante para seu espaço de vida. Eles oferecem contraste inesperado com tons mais frios e um belo complemento para tons neutros e de joias. No entanto, laranjas que lembram abóboras, cones de trânsito ou frutas laranjas de verdade não são o que você quer.
“Por mais que eu ame as cores do outono e os laranjas ricos e quentes, eu hesitaria em pintar as paredes da sua sala de estar de um laranja verdadeiro”, diz Watts. “O laranja pode parecer avassalador e dominador. Se você ama a ideia, opte por um laranja com um pouco de marrom para dar profundidade, como ferrugem ou laranja queimado. Você também pode tentar um laranja com um toque de rosa, como coral, salmão ou damasco.”
5 – Brilhantes e neons
Regras semelhantes se aplicam a outros tons neon, seja rosa-brilhante, azul-marinho chamativo ou verde-limão. “É melhor ficar longe de tons muito vibrantes”, diz Amy Peltier, diretora e fundadora da Peltier Interiors. “Essas cores podem parecer muito intensas ou duras, especialmente em uma área como a sala de estar, onde as pessoas relaxam e passam tempo umas com as outras.”
Quando usados em pequenos elementos decorativos, esses brilhos dinâmicos adicionam um toque bem-vindo de interesse visual — nas paredes, eles transformarão sua sala de estar em um espaço que é o oposto de relaxante. “Evite cores de alta energia que podem distrair do propósito do cômodo”, diz Lisa Checo, fundadora e diretora do OOAK Design Studio. “Em vez disso, opte por tons que permitam que o espaço pareça natural, contemporâneo e tranquilo.” Suas sugestões incluem oliva, cinza quente, brancos cremosos e rosa empoeirado. “No final do dia, a cor de tinta certa complementará a luz natural e o layout do cômodo”, diz ela. “Ela define o clima perfeito.”
ndmais