Desde bebê, ele brinca de celebrar missas. Agora adolescente resolveu que quer ser padre e construiu uma igreja no terreno de casa. Com ajuda dos pais, Lucas Gordia Andrade, de 17 anos, levantou uma capela no estilo neogótico em branco e amarelo suave. Uma delicadeza: no altar as imagens de Jesus Cristo e Nossa Senhora da Conceição.
O adolescente é de São João do Triunfo, em nos Campos Gerais do Paraná, e que sonha em ser padre já está no seminário. Mas ele disse que desde, muito pequenininho, a vocação apareceu, assim como o desejo de ter uma igreja, a exemplo do bisavô Jorge, que mantinha uma capela.
Lucas contou que, quando tinha menos de 2 anos de idade, brincava de celebrar missa e que era o padre. Depois, no Jardim de Infância, fazia as “celebrações” na escolinha com apoio de funcionárias. Segundo ele, o desejo de ter uma igreja e de ser padre só aumentou com o passar dos anos. A começou a construção da igreja quando ele tinha 13 anos.
Capela aberta para todos
A igreja é na verdade uma capela. É a Capela Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Conceição.
Com pouco mais de 8 oito metros de altura, cinco metros de comprimento e 2,5 metros de largura, a igreja é um espaço aberto à comunidade de Faxinal dos Ferreiras, área rural onde está localizada.
Construída no terreno da casa dos pais, a igreja para ser levantada contou com apoio de toda a família, que é bem católica. O adolescente disse que se inspirou no estilo neogótico – torres pontiagudas, portas grandes e vitrais. Os pedreiros seguiram à risca as instruções.
“Foi um dia que se iniciou no nervosismo e terminou numa alegria muito bonita. Foi um dia muito especial, porque a capela ainda não estava terminada, não tinha nem piso, estava no chão bruto, mas ver que estava se construindo, ver que estava se realizando o sonho que eu tinha desde pequeno foi muito bom”, afirmou ao G1.
A primeira celebração foi só para a família. Mas houve várias desde então, além das novenas e uma inauguração aberta para a comunidade em outubro de 2023.
Sonho quase realizado
No começo do ano, o adolescente entrou para o Seminário Propedêutico São João Paulo II, em União da Vitória, no Paraná.
Lucas estuda em regime de internato. Mas deixou a igreja aos cuidados dos pais, que são agricultores na região.
O sonho do garoto em construir a igreja no terreno de casa custou cerca de R$ 30 mil, mas contou com a ajuda de amigos e parentes, que doaram tábuas de cedro para o altar, além de contribuírem com a mão de obra.
A Prefeitura de São João do Triunfo não exige aprovação de projetos nem de alvarás de construção para edificações localizadas na zona rural da cidade, conforme o Código de Obras do Município.
sonoticiaboa.com