Um agricultor de Tangará, no Meio-Oeste de Santa Catarina, se surpreendeu ao colher uma batata-doce de 9,8 quilos no dia 1º de julho. O tubérculo foi plantado junto com outras culturas na propriedade de Olívio Samistraro, na comunidade de São Miguel.
Segundo a filha do agricultor, Luciana Samistraro, a família costuma colher batatas-doces com em média um quilo. A safra deste ano já havia impressionado, com batatas pesando entre 1,5 quilo a 6 quilos, mas a descoberta da gigante deixou todos boquiabertos.
— Essa batata foi plantada em um aterro de uma cisterna, onde eles acharam que não ia produzir, porque era uma terra com menos adubo, com menos qualidade. Mas a colheita surpreendeu e foi muito além das expectativas — conta Luciana.
Inicialmente, a notícia da batata ficou na família, mas logo se espalhou pela comunidade:
— Não tínhamos comentado com ninguém. Aí os amigos vinham na propriedade e viam a batata e falavam “vocês têm que contar para o povo dessa colheita boa que vocês fizeram”. Os amigos tiraram fotos e logo viramos notícia na rádio local — diz.
A mesma safra também vem originando outras batatas gigantes.
— Neste pedacinho de terra tivemos essa batata de 10 quilos e muitas, muitas outras de 1,5 quilos, 1,9 a 5 quilos. Uma supersafra — celebra Luciana.
NSC