Uma equipe de especialistas em filmagem, cientistas e historiadores vão mergulhar até os destroços do Titanic nesta sexta-feira (12/6) para realizar o registro fotográfico mais detalhado já feito do navio.
A BBC News encontrou os membros da expedição na cidade americana de Providence, no Estado americano de Rhode Island, enquanto se preparavam para deixar o porto.
Eles vão usar uma tecnologia de ponta para examinar todos os cantos do famoso transatlântico para obter novas imagens do naufrágio.
Esta será a primeira missão comercial ao Titanic desde a tragédia do OceanGate no ano passado. Cinco homens morreram enquanto tentavam visitar a carcaça do navio.
Uma homenagem será realizada no mar nos próximos dias para as vítimas do submarino e para os 1.500 passageiros e tripulantes que afundaram com o Titanic em 1912.
A nova expedição será organizada por uma empresa norte-americana que detém os direitos exclusivos sobre os destroços e que já retirou cerca de 5.500 objetos dos destroços.
Mas esta última visita é puramente uma missão de reconhecimento, afirma o RMS Titanic Inc, com sede em Atlanta, na Geórgia.
Dois veículos robóticos vão mergulhar no oceano para capturar milhões de fotografias de alta resolução e fazer um modelo 3D de todos os detritos.
“Queremos ver os destroços com uma clareza e precisão nunca antes alcançadas”, David Gallo, líder da expedição.
O navio logístico Dino Chouest será a base das operações no Atlântico Norte.