Paul McCartney declarou recentemente ao jornal britânico The Times que pratica ioga ocular para não precisar usar óculos.
Na entrevista, ele revelou que conheceu os exercícios com os olhos na Índia há alguns anos e adotou a prática desde então.
McCartney acredita que, exercitando os músculos oculares, é possível reduzir a necessidade de óculos. Ele demonstrou algumas dessas técnicas no YouTube.
Mas o que é a ioga (ou yoga) ocular ? E exercitar os olhos realmente evita a necessidade de usar óculos?
Diferentes tipos de ioga ocular são praticados há milhares de anos. Um exemplo é o tratak kriya. Originário da Índia, ele é parte de uma meditação de ioga baseada na crença de que ela desenvolve estados superiores de consciência e despertar espiritual.
A palavra “tratak”, em sânscrito, significa “conserte seu olhar”. A prática consiste em observar um objeto, como a chama de uma vela, sem piscar, até lacrimejar.
Mais recentemente, no final do século 19, o oftalmologista William Bates, de Nova York, nos Estados Unidos, publicou o Método Bates para Melhorar a Visão Sem Óculos. Nele, o autor defende que os exercícios oculares poderiam evitar o uso de óculos.
Ele acreditava que qualquer correção com óculos poderia ser substituída por exercícios que envolvessem técnicas de visualização e movimento dos olhos, como olhar para uma tabela de acuidade visual, concentrando-se no contorno das letras, piscando frequentemente, fechando os olhos para visualizar cada letra e imaginando-a mais preta e definida.