O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) alerta para o recebimento de emails que eleitores de diversas cidades brasileiras têm recebido, informando uma falsa convocação para trabalhar como mesário nas eleições municipais deste ano.
As mensagens vêm com os assuntos “[AVISO ELEIÇÕES] – Convocação para trabalhar nas Eleições Municipais 2024 – CONV.654198111/24-2-KOTEGSR-2:50:28 AM” e “[TSE][URGENTE] – Você foi selecionado para ser MESÁRIO ELEIÇÕES 2024 – EL-198237”.
No corpo de ambos os e-mails, é exibido o seguinte texto: “Tribunal da Zona Eleitoral municipal. Convocação para trabalhar nas eleições”. Em seguida, é solicitado o acesso ao site falso “tse-jus-br2024.online” para atualização dos dados cadastrais e obtenção de mais informações sobre a suposta convocação.
Depois, a mensagem afirma que a pessoa já é um mesário “confirmado” e que, em caso de desistência, será necessário atualizar o status de comparecimento pela página falsa.
Tanto o e-mail quanto o site são falsos. O e-mail não foi enviado pela Justiça Eleitoral, e a página não pertence ao TSE, nem aos tres. Além disso, não existe nenhum tribunal da zona eleitoral municipal.
A nomeação das mesárias e dos mesários para compor as mesas receptoras de votos é realizada por edital publicado pelo juiz de cada zona eleitoral. O prazo para a publicação do documento encerrou no dia 7 de agosto. Depois da nomeação por edital, mesárias e mesários são convocados para trabalhar na eleição.
Embora a convocação possa ser realizada pelo meio escolhido pela mesária ou pelo mesário (WhatsApp, e-mail, carta e, em último caso, presencialmente), a Justiça Eleitoral não solicita a atualização dos dados dessas pessoas, já que todas as informações necessárias, prestadas pelo próprio eleitor constam no cadastro eleitoral.
Como confirmar convocação: Para saber se foi convocada, a pessoa deve entrar em contato com o cartório eleitoral em que está inscrita ou consultar o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do TRE de seu estado. No Portal da Justiça Eleitoral, estão disponíveis os sites e os telefones dos regionais.
Alerta: A Justiça Eleitoral recomenda que as eleitoras e os eleitores não forneçam informações nem preencham dados pessoais em links ou sites suspeitos compartilhados em redes sociais, emails ou mensagens.