Autoridades de segurança informaram que, ao menos, 52 pessoas morreram durante a explosão de um caminhão-tanque na Nigéria. O veículo colidiu com um caminhão que transportava passageiros e gado no norte do país.
À AFP (Agence France-Presse), um porta-voz da agência de gestão de emergências do estado do Níger, NSEMA, informou que as vítimas foram enterradas imediatamente após o acidente, como exige a tradição no estado muçulmano do norte da Nigéria.
Caminhão-tanque explode e deixa mais de cem vítimas
“O acidente aconteceu quando um caminhão-tanque carregado com combustível colidiu com um caminhão-reboque que transportava viajantes e gado”, informou a agência.
O acidente aconteceu pouco depois da meia-noite em uma rodovia na região de Agaie. Outros dois veículos, uma grua e uma van, também acabaram se envolvendo no acidente. Ao todo, foram 102 vítimas — 52 humanas e 50 vacas, que foram queimadas vivas.
Mortalidade no trânsito é grande na Nigéria
Os acidentes de trânsito são comuns no país em decorrência da má qualidade das estradas. O país mais populoso da África também sofre com o excesso de velocidade e a desrespeito às leis de trânsito. Segundo as autoridades nigerianas, mais de 5.000 pessoas morreram nas rodovias em 2023.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma, no entanto, que muitos acidentes não são registrados. Com isso, relatório do órgão, divulgado em 2023, calcula que quase 40.000 pessoas morrem, em média, a cada ano nas estradas do país.
ND+