Três novos trevos e intersecções estratégicas na região Sul estão em funcionamento em Chapecó/SC. A construção foi feita pela prefeitura em parceria com o Governo do Estado.
Os trevos são entre a saída e chegada ao município e a ponte sobre o Rio Uruguai, no porto Goio-Ên. As obras pretendem aumentar a segurança e melhorar a fluidez do trânsito, beneficiando tanto os moradores quanto o fluxo de mercadorias na região.
Progresso das obras dos trevos
Duas das novas intersecções estão localizadas na rodovia SCT-480. O trevo mais adiantado é o de acesso à empresa Diana Pet Food (atualmente Symrise), próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual.
Com 78,95% das obras concluídas, o projeto está sendo executado pela empresa Planaterra. O investimento total é de R$ 4.175.229,66, sendo R$ 2,2 milhões oriundos do Governo do Estado e R$ 1,9 milhão da Prefeitura de Chapecó.
Outro trevo, que dá acesso à distribuidora Maxsul, também está com 78,95% de execução. O tráfego no local já está sendo desviado pelas novas alças construídas pela Concisa. O investimento, de R$ 4.829.800,00, é 100% financiado pelo Governo do Estado.
Além disso, as obras de um terceiro trevo estão em fase inicial, próximo à empresa Edege, na avenida Irneu Bornhausen. Esse novo trevo conectará a rua Pascoal Cortelini e será essencial para absorver o fluxo gerado pelo recente Prolongamento Sul da Avenida Getúlio Vargas. O investimento previsto é de R$ 7.745.678,98, com 100% de recursos da Prefeitura, e a obra será conduzida pela Construtora Oliveira.
Melhoria na mobilidade
Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Maurício Lise da Rocha, essas obras fazem parte de um conjunto de iniciativas de mobilidade urbana que estão sendo implementadas ou já foram finalizadas, visando facilitar o trânsito entre as regiões Sul e Norte de Chapecó.
Entre as ações mencionadas estão a revitalização e ampliação do Contorno Oeste, a finalização da avenida Leopoldo Sander e a construção do Elevado da Bandeira.
“Essas intervenções estruturantes visam não apenas melhorar a fluidez do trânsito, mas também aumentar a segurança nas vias, garantindo mais eficiência e conforto para motoristas e pedestres”.
Roberto Lorenzon