Na tarde da última sexta-feira, 20 de setembro de 2024, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio das Delegacias de Lajeado Grande e Marema, cumpriu dois mandados de busca e apreensão nas residências de dois homens, de 45 e 50 anos, suspeitos de envolvimento em questões políticas com o uso de simulacros de armas de fogo. A operação foi coordenada pela Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim.
A investigação foi motivada pela circulação de fotografias em grupos de WhatsApp, nas quais os suspeitos apareciam portando supostas armas de fogo. As imagens foram divulgadas com o objetivo de intimidar opositores políticos, o que gerou grande repercussão e diversas denúncias à polícia.
Com base nas informações obtidas, a Polícia Civil solicita ao Poder Judiciário os mandados de busca e apreensão, que foram prontamente autorizados. Durante a operação, os suspeitos colaboraram com as autoridades, permitindo o acesso às suas residências, onde foram encontrados dois simulacros de armas – um revólver e uma pistola.
Apesar da apreensão, os homens não foram presos, uma vez que não houve configuração de crime em relação ao porte de armas falsas. No entanto, a investigação segue em andamento, com novas informações sendo comprovadas para o possível desdobramento do caso.