Janet Jackson foi bastante criticada após a entrevista que deu ao jornal inglês “The Guardian” em que questionou a raça da candidata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris. A irmã mais nova de Michael Jackson foi acusada de difundir ‘fake news’, ao alegar que Kamala é indiana e não negra.
“Ela não é negra. Foi o que ouvi. Que ela é indiana”, disse a cantora. “O pai dela é branco. Foi o que me disseram”, ela continuou.
“Ou seja, não assisto ao noticiário há alguns dias. Disseram-me que descobriram que o pai dela era branco”, comentou a artista de 58 anos.
A vice-presidente Harris, 59, é filha de dois imigrantes. O pai dela é jamaicano, enquanto a mãe é indiana.
Os fãs ficaram chocados com as declarações falsas de Jackson e a criticaram no X, com um deles escrevendo: “É por isso que ela é irrelevante e está se aproveitando do sucesso dos irmãos”.
Outro usuário do X escreveu: “Janet, você sabe que não deve acreditar nessa bobagem… especialmente depois de todas as controvérsias raciais pelas quais Michael passou…”
Vários outros compararam os comentários de Janet à declaração que o candidato presidencial republicano Donald Trump fez sobre Harris mudar de raça ao falar em uma conferência de jornalistas negros em julho.
“Eu a conheço há muito tempo, indiretamente, e ela sempre foi de ascendência indiana, e ela estava apenas promovendo a ascendência indiana”, disse o ex-presidente, 78.
“Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás, quando ela se tornou negra, e agora ela quer ser conhecida como negra”, cutucou Trump.
Ele acrescentou: “Eu respeito qualquer um dos dois, mas ela obviamente não, porque ela era indiana por completo, e então, de repente, ela fez uma mudança e… ela se tornou negra.”
ofuxico