Quem assistir A Substância, o novo filme de Demi Moore, não o esquecerá.
Ambientado em Los Angeles, o filme começa com uma vista aérea da Calçada da Fama de Hollywood, onde uma nova estrela está sendo instalada.
Mas com o tempo, aquela estrela que homenageia a atriz Elisabeth Sparkle, personagem interpretada por Moore, racha e é danifica. É pisoteada e ignorada. Um homem passa por ela, deixa cair o hambúrguer e a estrela fica suja de ketchup.
A sequência, que dura apenas alguns minutos, define perfeitamente o tom do que virá e expõe os temas que serão abordados: juventude, beleza e pertencimento, e até onde as pessoas são capazes de ir para alcançar o que almejam.
Depois, o filme dá uma guinada bastante sombria.
Com mais de 50 anos e demitida de um programa de TV devido à baixa audiência, Elisabeth Sparkle faz de tudo para criar uma versão perfeita de si mesma.
Um filme feminista sobre discriminação por idade e padrões de beleza não é algo incomum, mas o que torna este tão notável — e, ao mesmo tempo, horrível — é o que Sparkle usa para atingir seus objetivos.
A mulher passa por um misterioso processo de clonagem caseira — usando uma droga obtida clandestinamente — que faz com que sua sósia, uma mulher jovem e alegre chamada Sue (interpretada por Margaret Qualley), surja de sua coluna vertebral como um filhote que sai da casca de um ovo.
Assim, ela consegue criar uma versão mais jovem e mais bonita de si.
No início, viver como seu alter ego garante tudo o que ela sempre quis. Mas não demora muito até que tudo desmorone.
E, assim, A Substância — dirigido pela roteirista e diretora francesa Coralie Fargeat — torna-se um filme de autêntico horror, perturbador, cheio de sangue e com um tom que causou tanta polêmica quanto despertou elogios.
A atuação de Demi Moore
Em conversa com a BBC, Demi Moore disse que se sentiu atraída pelo roteiro do filme.
“Era completamente único, fora do comum, você percebia que era visualmente estimulante”, disse a atriz.
“Ao mesmo tempo, não tínhamos ideia de como terminaria, o que o tornava ainda mais arriscado e saboroso”, acrescentou.