Muitas vezes apenas cuidar dos cabelos com tratamentos externos, como cremes de hidratação, shampoos e óleos, não é o suficiente para mantê-los fortes e saudáveis. É preciso ter uma alimentação adequada e, principalmente, garantir que as vitaminas essenciais estão sendo ingeridas.
Vitamina evita alopecia
Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina, a vitamina B7, muito conhecida como biotina, é extremamente importante para a saúde capilar, pois colabora para a formação de queratina, que fortalece a estrutura do cabelo e evita a queda, conhecida também como alopecia.
De acordo com a Dra. Larissa Diniz, pós-graduada em medicina integrativa, preventiva e nutrologia, a biotina estimula o crescimento de fios mais fortes e espessos.
Entretanto, Diniz ressalta que “para problemas capilares de origem genética, como a alopecia androgênica, apenas fazer uso da vitamina B7 pode não ser tão eficaz. Nesse caso, é indicado combinar o uso da biotina com outros tratamentos e hábitos saudáveis, como evitar o uso excessivo de chapéus e manter uma dieta equilibrada”.
Além de ajudar no fortalecimento dos fios, a biotina também melhora outras áreas do corpo. A substância ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde das unhas, pele e músculos.
Onde encontrar a biotina?
Diniz conta que a biotina pode ser obtida de duas formas, pela suplementação ou pela alimentação. A especialista recomenda adquirir a vitamina B7 por meio da alimentação, consumindo alimentos como ovo cozido, amêndoas, nozes, salmão, abacate, farelo de trigo, batata-doce e espinafre.
Outras vitaminas ajudam no crescimento do cabelo:
B9 (ácido fólico): auxilia na regeneração celular.
B3 (niacina): melhora a circulação no couro cabeludo.
A (retinol): promove a produção de sebo, que hidrata o couro cabeludo.
C (ácido ascórbico): combate radicais livres e estimula a produção de colágeno.
D (calciferol): estimula os folículos e reduz a queda de cabelo.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.
Leandra da Luz – ND+