O educador sanitário educa a população sobre cuidados com a saúde, enfatizando a prevenção de doenças e o consumo de alimentos inspecionados.
Este é um papel desempenhado por profissionais de diversas formações, desde médicos e enfermeiros até médicos-veterinários, técnicos-agrícolas e engenheiros-agrônomos, como os empregados da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), empresa ligada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), do Governo do Estado de Santa Catarina.
A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, destaca a recente autorização por parte do Governo do Estado de Santa Catarina para a criação do Departamento Estadual de Educação Sanitária na Cidasc:
SONORA
O trabalho da companhia é orientado pelo conceito de saúde única: a ideia de que a saúde animal, a sanidade vegetal e o cuidado com o ambiente estão interligados à saúde das pessoas.
A criação do Departamento reforça o compromisso do governo com o “cuidar” da saúde das pessoas, levar conhecimento e apoio ao homem do campo. De forma articulada por via educativa, a sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos agropecuários catarinenses e de seus derivados são preservados.
Esta visão é colocada em prática e difundida pelos educadores sanitários, sendo um dos pilares da defesa agropecuária de Santa Catarina.
A presidente da Cidasc afirma que a conscientização das comunidades é fundamental para a manutenção do status sanitário que Santa Catarina conquistou, livre de doenças como a Febre Aftosa e a Peste Suína Clássica (PSC) e de pragas nas lavouras.
Sempre atenta à prevenção, muitas ações são realizadas pela equipe técnica da companhia para que o produtor rural e a população em geral compreendam e implementem medidas preventivas contra a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
O post Governo de Santa Catarina impulsiona ações de educação sanitária em defesa agropecuária nas escolas catarinenses apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.