A ação é um desdobramento da 1ª fase da investigação que apura esquema de fornecimento ilegal de sinal de internet para reclusos do complexo prisional de Chapecó.
Na manhã desta terça-feira (8/10), em razão de desdobramentos da 1ª Fase da Operação “Sem Conexão”, deflagrada em 22/01/2024, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó. A ação se deu em apoio à investigação conduzida pela 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó.
A operação “Sem Conexão” tem como principal objetivo apurar esquema de fornecimento ilegal de sinal de internet para utilização por reclusos do complexo prisional de Chapecó, suspeitos de integrarem uma organização criminosa.
O nome da operação faz alusão direta ao principal objetivo: interromper a comunicação ilegal dos detentos com o mundo externo, cortando a fonte do sinal da internet.
A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Relembre
A primeira fase da operação “Sem Conexão” foi deflagrada em 22 de janeiro de 2024, com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada próximo ao complexo prisional, no Bairro Efapi, cidade de Chapecó/SC. Na ocasião, foram encontrados e apreendidos equipamentos de internet que estariam sendo utilizados para a transmissão de sinal de Wi-Fi para uso ilegal de presos.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas – GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC