Um alemão suspeito de liderar grupo que propagava ameaças racistas nas redes sociais foi preso em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A ação foi coordenada pela Polícia Federal e aconteceu na segunda (14), mas foi divulgada na tarde de terça-feira (15).
Segundo a PF, a operação buscava reprimir a organização criminosa apontada por disseminar crimes de ódio e atos terroristas pela internet. Em um endereço ligado ao suspeito foram apreendidas substâncias químicas que podem ser usadas para a fabricação de explosivos.
Os policiais também fizeram buscas na casa do estrangeiro, na capital paulista. Além dos materiais, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos e documentos.
Após a prisão em Santa Catarina, o homem foi encaminhado a uma unidade prisional da região. O nome do suspeito não foi divulgado e, por isso, o g1 não conseguiu acesso à defesa dele.
Conforme a PF, o investigado poderá responder por terrorismo, por praticar, induzir ou incitar a discriminação, ou preconceito com base em raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional e organização criminosa.
G1