Com suas casas geminadas bucólicas, Chalcot Crescent há muito tempo chama a atenção dos diversos visitantes que chegam ao bairro de Primrose Hill, em Londres.
Mas a rua ao norte da capital inglesa agora está atraindo outro tipo de visitante: o turista cinematográfico.
Ela apareceu no filme As Aventuras de Paddington — a franquia usou uma casa da rua como lar da família fictícia Brown.
“Vi pessoas tirando selfies bem em frente à janela da sala de estar de alguém, e você pensa: se fosse eu, ficaria um pouco irritado por ter minha sala de estar colocada diretamente no Instagram“, disse à BBC Matt Cooper, um dos representantes do Conselho de Primrose Hill, sobre os muitos turistas que visitam a área.
Agora surgiu uma polêmica entre os moradores locais e o Airbnb, que está organizando um concurso para três famílias se hospedarem em uma casa em Chalcot Crescent, como parte da campanha de lançamento de Paddington no Peru, no Reino Unido, em novembro.
A plataforma de locação de imóveis para férias disse a eles que vai passar duas semanas reformando a propriedade para que se pareça com o cenário do filme — pintando a fachada de azul, bloqueando cinco vagas de estacionamento e também causando poluição sonora durante a semana.
Alguns moradores protestaram em uma carta enviada ao Airbnb, alegando que o concurso vai contribuir para os problemas que a rua já enfrenta com o excesso de turismo.
A discussão parece ser “a gota d’água”, diz Cooper.
Em resposta, o Airbnb afirmou à BBC que não divulgou a localização do imóvel — e está fazendo uma “doação considerável” para a Associação de Moradores de Primrose Hill.
Esta não é, no entanto, a única polêmica sobre turismo em sets de filmagem no Reino Unido nos últimos anos — e as outras podem nos dar uma pista sobre como resolvê-la.
O Viaduto de Glenfinnan, na Escócia, é mais conhecido por sua aparição na saga Harry Potter.
Seus arcos imponentes, cortando as impressionantes Highlands, as Terras Altas da Escócia, foram usados como parte da rota do Expresso de Hogwarts.
Mas a chegada de fãs de Harry Potter a Glenfinnan — uma pequena vila com apenas 150 moradores — gerou algumas reclamações.
Quase meio milhão de turistas visitaram o viaduto nos primeiros 10 meses de 2023, de acordo com o National Trust Scotland, organização responsável pela preservação e promoção do patrimônio cultural e natural do país.